segunda-feira, novembro 9

Programa de Apoio às Áreas Projecto

Ciência Viva



O Projecto Ciência Viva segue o seu rumo com as 72 crianças inscritas. Depois das actividades experimentais com a Água, segue-se a componente animal - Corpo Humano. Numa primeira abordagem a este tema, as duas turmas da EB1 de Ponte de Lima, tiveram a oportunidade de visitar o Centro Ciência Viva de Vila do Conde com uma exposição sobre o "sangue".

Vera Henriques



Ambiente e Saúde
Iniciou-se este mês, Novembro, a Área Projecto " Ambiente e Saúde". Este tema conta com a participação de 3 turmas do 4.º ano do Centro Escolar de Arcozelo.

Nesta primeira sessão foi abordado o tema " O Tabaco".Os participantes, nesta sessão observaram a planta do Tabaco; realizaram experiências; identificaram os malefícios do tabaco; etc.

Irene Lourenço


Ecossistemas Aquáticos
Visita ao Aquamuseu do rio Minho com as duas turmas do Agrupamento de Escolas da Facha

Nos dias 8 e 9 de Outubro tiveram início as primeiras aulas relativas à Área Projecto "Ecossistemas Aquáticos", tendo envolvido 53 das 87 crianças que estão envolvidas na Área Projecto. Participaram o Agrupamento de Escolas de Freixo e da Facha, sendo que o Agrupamento de Escolas de Vitorino de Piães irá iniciar a Área Projecto apenas no início deste mês (Novembro) devido à coincidência com feriados.

Nesta primeira aula foi realizada uma visita à Área Protegida na qual os alunos puderam observar os diferentes tipos de ecossistema que se encontram na área de Paisagem Protegida das Lagoas e ouvir uma explicação sobre o conceito de ecossistema e as suas várias formas.

Durante a semana passada, já participaram todas as escolas envolvidas na Área Projecto e foi feita uma visita ao Aquamuseu do rio Minho em Vila Nova de Cerveira. Nesta visita, os alunos puderam observar diferentes formas de vida animal e vegetal e a sua distribuição ao longo de um rio até ao mar. Puderam ainda ver uma lontra em cativeiro e ouvir uma interessante explicação sobre as artes de pesca no rio Minho.

Durante o próximo mês (Dezembro), os alunos poderão interagir directamente com algumas espécies animais (macroinvertebrados bentónicos) existentes no rio Estorãos, assim como, compreender o comportamento de algumas variáveis físico-químicas na água.

Carlos Guerra

Sem comentários:

Enviar um comentário