quarta-feira, março 4

As Poupas chegaram à Quinta de Pentieiros!

Upupa epops - Poupa

Fotografia: Pedro Barbosa

Finalmente chegaram as poupas à Quinta de Pentieiros, tal como todos os anos, para nidificarem e permanecerem durante a Primavera e o Verão.
A ave tem tamanho médio, 25-32 cm de comprimento com 44-48 cm de envergadura. As asas permitem-lhe um voo forte e são mais largas nas espécies que migram, como é o caso das que podemos observar na Quinta.
Possui uma musculatura muito forte na cabeça que lhe permite abrir o bico debaixo da terra para capturar os insectos. O seu canto é um característico “oop-oop-oop” que deu origem a seu nome comum e científico.
A poupa encontra-se dispersa pela Europa, Ásia, Norte de África, África Sub-Sahariana e Madagáscar. As poupas da Europa e Norte de Ásia migram para os Trópicos no Inverno, regressando no início da Primavera para nidificar. As populações Africanas são sedentárias.
Esta espécie têm dois requisitos básicos no seu habitat, prados ou solo com pouca vegetação, onde se alimentam de insectos e répteis e superfícies verticais com cavidades (como árvores, taludes ou mesmo muros), onde constroem os ninhos.
As poupas eram consideradas sagradas no Antigo Egipto e símbolo da virtude na Pérsia, enquanto que na Europa as acusavam de roubar e na Escandinávia de trazerem a Guerra.
A ave foi escolhida como ave Nacional do Estado de Israel em Maio de 2008.
http://en.wikipedia.org/wiki/Hoopoe

Sem comentários:

Enviar um comentário